Opinião Semanal Issue 59 de 2013 - 21/10/13 a 27/10/13
Chegando com mais uma issue do Opinião Semanal, essa é uma issue curta mas especial pois finalmente consegui botar um dos mangás mais esperados no tópico, um detalhe é que nenhum mangá foi ruim, Bleach que foi mediano e a partir dai foi melhorando. Boa leitura:
11-Bleach Capítulo 354
Capítulo complicado pois mesmo que como leitura tenha sido legal, esse capítulo criou uma total falta de consistência e lógica nas ultimas ações do Kubo com essa história de que sem a bankai os quincies podem usar a vollstandig e ownar os shinigamis com suas bankais recuperadas, vamos um rapido resumo sobre a questão das bankais roubadas:
Kubo tira as bankais de alguns capítães, faz eles treinarem a arranjarem formas de lutar sem ela, interrompe isso no meio pulando pra guerra, os shinigamis chegam pra brigar com pose de badass, levam uma surra, então o Urahara aparece com uma pilula usando explicação rasa mas "convincente", shinigamis recuperam a bankai com hollowficação momentânea, ownam os quincies mas dai estava tudo de acordo com o plano do Aizen Yhwach pois agora que perderam as bankais roubadas eles podem usar o vollstandig que vai servir pra ownar os shinigamis com bankai.
Se com o vollstanding os quincies podem vencer os shinigamis com bankai, então qual o ponto de tudo isso que aconteceu até agora no mangá? eu não duvido que o Kubo vá explicar ou dar um motivo no próximo capítulo mas com o dessa semana deixou tudo isso sem lógica, e nem daria pra falar que é questão de roteiro porque o proprio Jugram deixou claro que os quincies querem acabar com tudo mais rapido possivel, então amiguinho quincy, seria melhor ter usado vollstanding desde o ínicio né?
Até o momento, essa guerra tem sido um ping-pong de ownadas, shinigami chega com pose de badass, é ownado pelo quincy que em seguida é ownado pelo próprio shinigami que em seguida é novamente ownado pelo próprio quincy que provavelmente vai ser ownado pela segunda vez pelo mesmo shinigami que foi ownado duas vezes antes, e sempre com a troca de expressões badass pra expressão assustada e olho arregalado pra de novo badasse assim segue esse ciclo.
Ichigo ligando no final provavelmente pra trazer alguma esperança e etc, logo em seguida do Yhwach falar sobre verdadeiro desespero, dispensavel, o capítulo deveria ter acabado com a cena do Yhwach vendo os vollstandig e falando a frase, teria sido bem melhor.
Obs: Yhwach o novo Aizen? tudo está sendo previsto por ele.
10-Assassination Classroom Capítulo 055
Depois de milênios Ansatsu volta ao opinião semanal, a culpa é da Shin Sekai/Neox que não traduziu/editou o mangá, e ae, sem essa desculpinha de "falta de tempo", o mangá já está no 65, vocês não tiveram falta de tempo e sim falta de compromisso com o mangá pois lançaram capítulos de outros projetos nesse tempo, pena que a Kyodai não tá mais com o mangá, mas esperemos que agora o mangá volte a ser atualizado.
Depois do bom tempo sem tocar no mangá até já tinha me desligado desse arco, o bom é que foi o ultimo pra encerrar de vez e já puxar pro próximo. O capítulo foi pra encerrar, mostrar qual é o pedido da classe e, acertar as contas com a classe a e dar uma zuada também. Próximo arco será no resort da ilha Okinawa na férias de verão que pelo Pedrokue acontecem coisas importantes e fodas, vamos ver, pela raw não parecia.
Esse capítulo marcou o fim do semestre, é como se tivesse marcado o fim da primeira metade do mangá porque o apice será no fim do ano, mas ainda tem bastante coisa pela frente, e nem dá pra saber se o mangá realmente vai acabar com o fim do ano ou vai tomar proporções maiores a partir disso, e é o que eu gostaria pois um mangá tão promissor e tão popular nesse nivel acabar tão cedo, é um desperdicio e algo que provavelmente não vai acontecer novamente com o Matsui.
9-Kuroko no Basket Capítulo 234 e 235
Consegui ranquear esses dois capítulos de Kuroko, achei que não ia conseguir levando em conta quando o ultimo capítulo saiu na Kyodai mas quando vi já tava lá, a pagina colorida do 235 foi bem pobrinha, Fujimaki poderia ter feito algo muito melhor pra situação do mangá.
O 234 foi bom apesar que eu esperava um grande owned do Akashi no Kagami mas não aconteceu do jeito que eu queria, foi bom, mas achei que ia ser mais chamativo, quando o Kagami conseguiu passar, eu tava pronto pra xingar, mas o Akashi mostrou quem é no momento seguinte. O 235 foi mediano, nada muito relevante aconteceu, só dicas, o Kagami saiu da zona e o Kotarou querendo revanche contra o Kagami, mas o detalhe que realmente importou nesses dois capítulos foi sobre o Kuroko voltar ao jogo e ser facilmente notado, esse papo sobre ele estar perdendo a pouca presença que ele tinha, pra mim isso é a dica de que o Kuroko vai entrar na zona nesse jogo, provavelmente a falta de presença desaparecendo vai ser diretamente relacionado a isso.
Bem, o jogo apesar de apenas ter começado, ele anda bem morno ainda, espero que seja só pelas coisas estarem esquentando ainda, mas eu esperava bem mais do começo como foi Rakuzan contra Shuutoku.
8-Birdmen Capítulo 004
Depois de um mês esperando, finalmente Birdmen voltando para o opinião semanal, não tinha capítulos pra ranquear, o scanlator gringo é bem lento com o mangá e a Kyodai/Team demorou um pouquinho também mas normal.
Muito bom capítulo, como eu já tinha dito (acho), Birdmen é um shounen que é bom e interessante sem ter um ritmo acelerado ou apelar cedo pra batalhas, em 4 capítulos não teve nenhuma luta, poderes megalomaniacos ou super ação, apenas roteiro e dialogos, e o mangá até o momento é bom e bem interessante só com isso, esse capítulo foi só conversas entre o grupo principal sobre o que aconteceu no dia do acidente, sobre o Birdmen, contrato e as asas adquiridas, a Tanabe é muito boa nos dialogos e atmosfera, também tem um bom humor pois tem boas piadas aqui e ali, e no fim do capítulo faz uma boa revelação, nesse conhecemos o verdadeiro Birdmen que é um dos colegas de classe do Eishi, confesso que fiquei surpreso por ser revelado tão rapido, pensei que ia demorar mais um pouco mas é bom não enrolar.
Não tenho o que reclamar de Birdmen e sim da autora, Yellow Tanabe, saiu a noticia a duas semanas atrás que o mangá vai virar mensal na Shonen Sunday, fiquei puto com isso pois um mangá tão promissor ficar como mensal em uma revista semanal é triste e não sei porque raios isso, o mangá já vem de um longo hiatus quando tinha apenas uns 5/6 capítulos e agora vira mensal, espero que seja temporario e volte a ser semanal pois não faz sentido nenhum publicar um mangá mensalmente em uma revista semanal, também espero que pelo menos os scanlators gringos atualizem o mangá com ele mensal.
7-Beelzebub Capítulo 226
Bom capítulo e principalmente engraçado, Oga e Furuichi dentro do caminhão tentando falar inglês com o cara foi hilário, ainda mais com ele achando que o nome do Oga era "Fuck".
Algumas revelações e surpresas, a mãe do Beel, Iris faz parte da companhia Solomon, era algo bem previsivel mas foi oficializado, apesar que como a Hilda disse, pode ter algo por trás, mas é mais provavel que seja a chefe ou uma pessoa bem importante, também revelado os nomes dos 7 pecados que foram seis apenas, como sempre Tamura tocando no mundo dos demônios mas eles nunca vão pra lá.
A surpresa foi o Tamura não fazer o Oga lutar contra Fuji e sim os três derrotados dos arcos anteriores, creio que o Akaboshi e Takamiya estarão juntos, de cara eu gostei dessa decisão, mas não sei também pois ele é o mais forte de todos ali, esperava-se o óbvio, Oga derrota-lo, mas se for pra evitar o protagonismo por mim tudo bem, mas até consigo imaginar um cenário em que tenha uma grande luta e o Oga chegue no final depois de ter destruido a companhia e derrote o Fuji já enfraquecido pelos outros, eu acharia aceitavel.
Enfim a Beelzemãe aparecendo, agora é esperar pelo proximo capítulo que pra grande surpresa não vai ter semana que vem, isso é bem estranho, pra constar eu não lembro de alguma vez que o mangá tenha ficado ausente na Shonen Jump, ausências de mangás na Jump se não for por doença só acontece com mangás muito populares como Naruto, One Piece e Bleach, Toriko já teve suas ausências quando estava com a popularidade nas alturas, só esses tipos de mangás que tem ausências naturais, de resto é capítulo todas as semanas, mas levo como algo positivo essa ausência.
6-Shokugeki no Soma Capítulo 041, 042 e 043
Souma voltando ao opinião semanal depois de um mês fora, além dos scans estarem um pouquinho atrasados eu resolvi juntar os três capítulos que formam o arco da disputa entre o Souma e Jouichirou. Igual ao arco do Kaarage, essa disputa não teve uma grande ou real importância ao arco atual, mas tem sua importância pra história em si, saber como o Jouichirou era no tempo que estudava em Tootsuki, sua forma de cozinhar e pela primeira vez poder ver ele em ação e contra o próprio Souma. Como esperava-se, a disputa entre os dois pra ver quem fazia o melhor café da manhã já tinha um vencedor, o Jouichirou, mesmo sendo óbvio foi uma boa disputa, mostrou como o Souma cresceu só que também mostrou o quão forte é o pai, os foodgasm foram muito bons, principalmente com a Megumi e o principe maçã.
Espero que esse não seja o fim da participação do Jouichirou nesse arco, ainda podem acontecer muitas coisas, principalmente envolvendo a Erina, a partir dos próximos capítulos mais novos personagens pro mangá e o ecchi aparentemente aumentando, o que eu sinceramente vou amar.
5-Fairy Tail Capítulo 357
Bom capítulo e rapido, apresentou cada um dos nove portões, visualmente são bem interessantes, rapidamente passa para o restaurante do antigo membro do conselho Yajima onde são atacados por mais um dos nove portões, fiquei surpreso pelo nivel de destruição mantido pelo Mashima, realmente pensei que o Yajima ia pro saco mas ao mesmo tempo era master of obvious que o Laxus ia chegar no momento certo, eu gostei do momento, mas aquela frase do Laxus ficou muito estranha.
Depois de um capítulo perfeito, o Mashima conseguiu manter o bom nivel com o da semana, tecnicamente esse capítulo também foi perfeito, sem ter o que reclamar mas ele não chega no nivel do anterior então obviamente não ficaria no primeiro lugar e pelo nivel dos outros acabou dando uma pequena caida, nada realmente grande mas é refrescante ver o nivel de Fairy Tail bem alto depois de tantas e tantas cagadas a niveis hardcore, mas claro, é FT e em algum momento vai acontecer de novo.
Espero que o Mashima não estrague tudo no próximo capítulo, pois essa chegada do Laxus foi bem clássica dos protagonismos de FT e seria terrivelmente péssimo se depois desse começo perfeito o Mashima jogasse tudo no lixo tão rapidamente, então por favor, bom senso no próximo capítulo.
4-Naruto Capítulo 652
Ótima capa da Jump e pagina colorida linda, a melhor em tempos, comemoração de 14 anos de publicação de Naruto, isso é tempo pra baralho e estou acompanhando semanalmente a metade desses 14 anos, o que é um bom tempo também, acompanhando desde os 14/15 anos, tenho 21 e por mim acompanharia por mais uns bons anos.
Agora sim, isso foi uma real melhora no mangá, agora sim dá pra dizer que melhorou 300% Everstill, Kishi acertou em tudo, tudo na medida certa, a ação e as partes de emoção e drama, até a ajuda dos konoha 11 e randons foi boa, ajudando da forma que podem mas sem exageros de poder da amizade e Minato voltando na hora certa. O Kishimoto foi inteligente na forma que ele vai derrotar o Obito Rikudou, boa sacada usar o chakra dos bijuus dado ao Naruto a um tempo atrás, alias eu adoro isso que ele faz, foi igual a combinação do kyuubi mode com o sennin, por um detalhe mostrado a tempos ele faz a conexão, claro que no da semana dá pra dizer que foi bem mais premeditado que o primeiro.
Agora vai ficar nesse cabo de guerra, igual quando o Naruto foi treinar com o Bee mas dessa vez com todo mundo ajudando, detalhe pro Gaara puxando o Ichibi, será que ele vai voltar a ser o Jinchuuriki? seria legal. A Narutização do Obito, isso era algo óbvio que ia acontecer no mangá, a partir do momento que foi contada a história dele já tinha sido decretado isso, igual ao Nagato o Obito é aquele personagem totalmente instavel emocionalmente, que sofreu na infância e teve toda sua vida estragada pelo sistema shinobi e o ódio, é o personagem perfeito para ser mudado pelo Naruto que é o garoto da profecia e etc, claro que uma coisa é ele ser mudado e outra é sair vivo e virar amigo de todo mundo, isso provavelmente não vai acontecer, e é aqui que entra a minha teoria que o Obito vá se arrepender, ser derrotado e acabar morrendo usando o rinnegan pra ressucitar os que morreram na guerra, assim se redimindo de tudo que ele fez, pra mim seria um final perfeito pro personagem, dai sobra o Madara e Orochimaru, o primeiro que no máximo do máximo poderia ser Hashiramizado e duvido muito, mas é um edo tensei que não tem como derrotar normalmente, só se redimindo então é possivel, já o segundo esse nunca vai ser mudado, Orochimaru só sendo morto mesmo e esse ficaria como o boss final do mangá depois da guerra.
Momento emocionante com o Naruto e Obito, achei bem triste a parte em que o Obito vê que tá sozinho e talz, o próximo capítulo provavelmente vai ser inteiro com a mudança do Obito ou algo do tipo, Naruto convertendo mais um para sua religião.
Obs: Como se sente vendo que vai perder a aposta @Everstill ?
3-Toriko Capítulo 355
Aparentemente o Shimabukuro igual ao Kishimoto lê o opinião semanal, pois grande parte do que eu critiquei anteriormente foi mudado no capítulo da semana, a crítica sobre a luta continua de pé, não mostrou quase nada do que esperavamos, mas graças a Deus o Shima não matou o Ichiryuu e botou a luta como um "empate" assim possibilitando uma revanche bem mais preparada e em melhor momento que não seja só um flashback.
Voltando ao presente, gostei bastante, foi uma sensação boa voltar ao festival no momento da caida do meteor spice, medidas sendo tomadas pelo Ichiryuu para impedir mortes, ri muito com o Zonge, fazia tempo que ele não aparecia, a menção de Acacia pelo Joa me chamou a atenção, até fez pensar de o personagem de alguma forma estar vivo, mas foi só algo momentâneo. Toriko finalmente acordando e com o braço e perna restaurados mas estranhos, me lembrou a fruta bolha, o brilho dela.
Agora como de costume não faço ideia do que vai acontecer no mangá, está uma bagunça, meteoros caindo, Komatsu sendo levado, Toriko acordando e nada do Coco ainda, ótimo capítulo, vamos ver o que o Shima está preparando.
2-Nanatsu no Taizai Capítulo 048, 049 e 050
Nanatsu voltando ao opinião depois de alguma issues fora, parece uma maldição manter esse mangá atualizado no tópico mas não é nem por atraso pois os scans estão mantendo legal, mas sim minha culpa mesmo, mas no fim o mangá acaba lucrando mais com isso.
Chegamos ao fim desse arco, um belo e ótimo arco que começou como qualquer outro, uma premissa super comum em shounens mas virou algo muito bom, ótimos momentos, reviravoltas, lutas, até mortes e um pouco e parte passado do Meliodas revelado. Como era esperado, essa luta ia ser finalizada pela Diane, e foi bem mais do que eu esperava, com o Gideo ela é simplesmente insana manipulando a terra, na verdade até tive dificuldades pra entender o que acontecia na hora que estava lendo. O arco fechou com uma boa revelação, que a espada quebrada do Meliodas, no caso a bainha, é uma das chaves pro retorno do clã demônios e está nas mãos dos cavaleiros sagrados.
Parece que agora conheceremos mais um dos pecados, o que é ótimo pois faz tanto tempo que o mangá está com esse mesmo grupo que o leitor até já se acostumou, e ainda tem mais 3 deles pra aparecer, ansioso pra ver como vai ser o novo arco.
Obs: Adoro como Nanatsu no Taizai tecnicamente tem um ecchi mais pesado e erótico que Fairy Tail mas é colocado e medido perfeitamente no mangá, além de ser hilário.
1-Magi ~ The Labyrinth of Magic Capítulo 001 a 200
Sim, até que enfim tomei vergonha na cara, atualizei Magi e mais importante, inseri no opinião semanal, eu estava a muito tempo pra botar o mangá em dia, mas a preguiça e ocupação com outras coisas não deixou mas finalmente tirei um tempo e li tudo, e foi a melhor coisa que eu poderia ter feito.
Magi ~ The Labyrinth of Magic é publicado na Weekly Shonen Sunday desde 2009, é desenhado e escrito por Ohtaka Shinobu, uma mangaká que não é uma novata, está desde 2004, teve uma série anterior chamado Sumomomo Momomo publicado em 2004 na Young GanGan e que teve um anime, o mangá foi finalizado em 2009 e logo em seguida começou Magi.
Magi é um mangá fantástico, claro que o mangá teve a favor o fato que li 200 capítulos em sequência, quando você lê um mangá em sequência você absorve a essência e entende todo ele, coisa que talvez quando se lê semana por semana não consiga perceber tanto, claro que não vai ser sempre bom, com Fairy Tail é a pior coisa que você pode fazer, mas com mangás maravilhosos como Magi, é a melhor coisa, pois é incrivel como Magi começa de uma forma que você nunca iria imaginar tomaria o rumo que tomou, você começa a ler e tem aquela ideia de que é um shounen inspirado nas mil e uma noites, você tem o protagonista Aladdin que é pequenininho e fofo e o outro protagonista, Alibaba, e mesmo que desde o começo o mangá te mostre grande potencial, parece que ele vai ser apenas um shounen de aventura e fantasia, e é de aventura e fantasia, mas muito maior.
Magi é um mangá que você realmente pode chamar de inteligente, também é realista e sério, e ele mistura isso com a aventura e fantasia, é como Fullmetal Alchemist mas mais "cru", ele é diferente dos outros battle shounens pois mistura politica, guerra, crueldade, pobreza, escravidão e preconceitos de uma forma bem mais realista e crua que os outros, não é tão amaciada por ser shounen, as vezes a autora até te choca com a forma que ela lida com esses temas, crueldade é um tema bastante usado no mangá, tu constantemente presencia tipos diferentes de crueldade nos arcos, a podridão do ser humano, no arco de Balbadd isso foi tocado todo o tempo por causa da situação do país, o que leva pra politica, um dos assuntos mais recorrentes no roteiro, imaginem Magi como um Game of Thrones shounen, guerras e posse de terras e impérios é um assunto constante e importantissimo por causa dos interesses do reino de Sindria, o Império Kou e o Império Reim, além de Magnostadt que está no meio e é interesse dos outros três, tem toda essa disputa de interesses e poder, é muito interessante.
Mesmo com tudo isso, o que eu acho a maior qualidade de Magi e o que mais me agradou foi a total dubiedade dos personagens e do roteiro, mas é de verdade mesmo, não é como em Naruto ou outros shounens em que os vilões tem sua história e o porque se tornaram mas ainda continuam estabelecidos como vilões, em Magi os personagens realmente são dubios, eles tem seus tons de cinza, em um momento eles são os vilões e os errados da história, em outro eles são os certos você já tá torcendo por eles e nisso eu também comparo com Game of Thrones, em Magi os unicos que tu realmente pode falar que é ou bom ou mau, é o Aladdin e a Al-Tharmen, esses dois realmente tem natureza totalmente definidas, de resto, todos os personagens tem seus interesses próprios e agem da forma que querem, são individuais, tem suas personalidades e vontade própria, todos estão propensos a cometerem atos de carater duvidoso pelos seus objetivos, O Sinbad é o exemplo perfeito de um personagem legal, do lado do bem, mas quando se trata do reino de Sindria, ele não se importa de sujar as mãos e usar quem ele tiver que usar, claro, sem violências ou crueldades, mas ele usa.
Ainda nesse assunto, o ultimo arco do mangá que foi bem grande, foi a junção de Magnostadt, a guerra com Reim e aquela grande batalha que até parecia final, esse arco me surpreendeu muito, mas não pela guerra mas sim pela parte de Magnostadt, principalmente pelo de longe personagem mais complexo do mangá, Matal Moggamet, complexo e maravilhoso, é o exemplo mor da dubiedade do roteiro em Magi, pois você muda constantemente de opinião sobre o personagem, na verdade não tem como julga-lo, em um momento você acha ele a pessoa mais errada do mundo por usar humanos como fonte pra produção de magoi, mas a partir do momento que tu conhece a história dele, não tem como simplesmente tu chegar e falar que ele tá errado, pois tudo que ele sofreu e viu na vida é o responsavel pela mentalidade dele em enxergar os humanos como animais inferiores e na teoria ele realmente não está errado, o problema é na pratica, e o arco vai passando e cada vez mais o personagem vai ficando complexo e o roteiro movendo a tua vontade o tempo todo, a guerra e a sequência é uma prova da dubiedade do roteiro, pois até antes dela começar, tu entendia o Mogamett mas só, a partir do momento que a Scheherazade por motivos egoistas declara uma guerra contra Magnostadt, tu automaticamente passa a torcer pelo Mogamett e odiar ela e os Fanalis, mas depois da guerra tu já volta a simpatizar com ela, e ficar contra ele pelo uso do rukh negro, e o imperio Kou que eram os vilões do momento também, viram os mocinhos por causa dessa situação, então o roteiro constantemente te força a mudar a sua opinião sobre os variados personagens do mangá, em um momento ele é o vilão, no outro é o mocinho, daqui a pouco já volta e por ai vai, isso é genial.
Mas enfim, Magi é um mangá maravilhoso, é aquele tipo de battle shounen que todo mundo deveria ler e que deveria vender no nivel de Naruto e Hunter pois merece muito mais que 500.000 por volume, a arte é boa, os personagens são carismáticos e cheios de personalidade, o roteiro muito bom, e tudo mais que eu já falei, tem até românce e melhor abordado que muita romcom, agora imagino como o mangá vai seguir, depois desse arco enorme e a batalha épica que facilmente seria a batalha final em outro mangá, Magi ainda tem muita coisa pra mostrar, mas no momento parece que vai pra reunião que vai ter em que o Aladdin vai contar os segredos do mundo para o Ren, mas isso é uma coisa muito boa em Magi, o mangá pode ir pra qualquer lugar também, mas diferente de One Piece, o roteiro principal está sempre em foco, vamos ver como o mangá vai ficar semanalmente no tópico pois os arcos de Magi são grandes e alguns realmente tem seus momentos mais lerdos e massantes (Balbadd), mas pelo menos são importantes pro enredo principal.
Primeiro Lugar, espero que seja o primeiro de outros tantos.
Ranking
11-Bleach 554
10-Assassination Classroom 056
9-Kuroko no Basket 234 e 235
8-Birdmen 004
7-Beelzebub 226
6-Shokugeki no Souma 041, 042 e 043
5-Fairy Tail 357
4-Naruto 651
3-Toriko 355
2-Nanatsu no Taizai 048, 049, 050
1-Magi ~ The Labyrinth of Magic 001 a 200
Assim finalizo mais um opinião semanal, espero que tenham gostado, principalmente da adição de Magi
Comentem
Ciao!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente com bom senso